Pular para o conteúdo principal

CDCA realiza projeto de Iniciação Científica com os alunos do PROPAC


O CDCA através do PROPAC – Programa de Profissionalização Adolescente Consciente, está desenvolvendo no curso de Assistente Administrativo um projeto de Iniciação Científica que tem como objetivo desenvolver nos adolescentes o interesse pela pesquisa, pela leitura e pela busca de respostas para as questões problemas que estão presentes no seu dia a dia.

O projeto desenvolvido pela equipe pedagógica está sendo aplicado pelos instrutores Bruno Arcanjo de Souza, Camila Moreira Azarias, Fernanda Maria Mesquita Cabral, Roberta Coutinho que estão orientado os alunos, oferecendo a eles referencial teórico e apoio pedagógico para que se obtenha como resultado final um Trabalho de Conclusão de Curso.

Cada instrutor está orientando sobre um tema específico, dentre esses temas estão:
·          O uso de álcool e drogas por adolescentes
·          O uso das redes sociais por adolescente
·          As aplicabilidades do Estatuto da Criança e do Adolescente
·          As falhas do Estatuto da Criança e do Adolescente
·          Sexualidade, gênero e construções sociais
·          Orientação sexual no contexto escolar e preparação docente
·          A importância da coleta seletiva para o meio ambiente
·          Aquecimento global e efeito estufa
·          Efeitos da poluição dos rios e do ar
·          Impactos ambientais do desmatamento
·          Consequências do uso da maconha na adolescência
·          Os desafios da adolescência no mercado de trabalho

O projeto, idealizado pela Presidente Vânia de Fátima Flores Paiva e Coordenadora geral do CDCA Maria Alice de Barros Bemfica, é de grande importância para a formação dos jovens no que tange o preparo para a vida acadêmica e desenvolvimento do pensamento crítico. “Viabilizar o trabalho com a iniciação científica no curso de Assistente Administrativo do PROPAC, é a realização de sonho em comum, onde podemos através do incentivo a pesquisa, alcançar mudanças significativas na formação acadêmica, pessoal e social dos nossos jovens com impacto em toda a sociedade.”, ressalta a Coordenadora Geral Maria Alice de Barros Bemfica.

A presidente do CDCA Vânia Flores Paiva fala sobre a importância do trabalho com a iniciação científica para o desenvolvimento dos pilares da educação - Aprender a ser, aprender a fazer, aprender conhecer e aprender a conviver. “Essas são habilidades necessárias para o ser em formação. Nossos jovens estão prestes a entrar no mercado de trabalho e tais habilidades os ajudarão nos desafios encontrados no dia-a-dia.”.

Espera-se com esse projeto que os estudantes possam exercer os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita acadêmica e a apresentação de resultados para uma banca de avaliação. Um aspecto muito importante da iniciação científica é a formação no campo ético e esse treinamento ético/responsável, consistente durante a iniciação científica é uma das maiores contribuições para a formação dos futuros formadores e cidadãos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CDCA abre Processo Seletivo para Orientador de Tráfego e Estacionamento

O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente torna público o edital para o processo seletivo de Orientador de Tráfego e Estacionamento. O processo de seleção dos candidatos envolve prova escrita, analise de currículos e entrevista. Os interessados devem preencher o Anexo III - Formulário de Currículo Padrão que está disponível no edital e entrega-lo na sede do CDCA Unidade II à Rua Londres, 401, Vila Barcelona, Varginha - MG. Segue abaixo cronograma do edital. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO EVENTO DATA HORÁRIO LOCAL Publicação do Edital 09/07/2018 17h - Sede do CDCA – Unidade II Rua Londres, n°401, Vila Barcelona, Varginha/MG. - Endereços Eletrônicos: www.varginha.mg.gov.brcdcaoficial.blogspot.com.br Inscrição 16/07/2018 17/07/2018 8h às 11h / 13h às 16h30

CDCA abre Processo Seletivo para Auxiliar de Serviços Gerais

O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente torna público o edital para o processo seletivo Auxiliar de Serviços Gerais. O processo de seleção dos candidatos envolve analise de currículos e entrevista. Os interessados devem preencher o Anexo III - Formulário de Currículo Padrão que está disponível no edital e entrega-lo na sede do CDCA à Rua da Maçonaria , 75, Vila Bueno, Varginha - MG. Segue abaixo cronograma do edital.

Para maiores informações leia o edital  abaixo.

CDCA ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

A Diretoria do CDCA - Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, informa que a entidade estará realizando as inscrições para o curso de Assistente Administrativo do PROPAC – Programa de Profissionalização Adolescente Consciente, para o 2º Semestre, onde serão ofertadas 25 vagas para o turno matutino. As inscrições acontecerão entre os dias 10 e 14 de Julho de 2018 no período de 8h às 16h, sendo que no sábado, dia 14 de Julho, o horário para inscrições será de 8h às 12h, na Rua da Maçonaria, nº75, Vila Bueno. Para participar das inscrições os jovens deverão ter 16 anos completos até 30 de agosto de 2018 e portar os seguintes documentos: - Foto 3x4; - Xerox - Comprovante de renda dos responsáveis; - Xerox - Comprovante de residência; - Xerox - CPF e RG, - Comprovante de escolaridade. (A partir do 9º ano do Ensino Fundamental) Para maiores esclarecimentos os interessados poderão entrar em contato através do telefone 3690-2085 ou no endereço da entidade.