Pular para o conteúdo principal

CDCA realiza projeto de Iniciação Científica com os alunos do PROPAC


O CDCA através do PROPAC – Programa de Profissionalização Adolescente Consciente, está desenvolvendo no curso de Assistente Administrativo um projeto de Iniciação Científica que tem como objetivo desenvolver nos adolescentes o interesse pela pesquisa, pela leitura e pela busca de respostas para as questões problemas que estão presentes no seu dia a dia.

O projeto desenvolvido pela equipe pedagógica está sendo aplicado pelos instrutores Bruno Arcanjo de Souza, Camila Moreira Azarias, Fernanda Maria Mesquita Cabral, Roberta Coutinho que estão orientado os alunos, oferecendo a eles referencial teórico e apoio pedagógico para que se obtenha como resultado final um Trabalho de Conclusão de Curso.

Cada instrutor está orientando sobre um tema específico, dentre esses temas estão:
·          O uso de álcool e drogas por adolescentes
·          O uso das redes sociais por adolescente
·          As aplicabilidades do Estatuto da Criança e do Adolescente
·          As falhas do Estatuto da Criança e do Adolescente
·          Sexualidade, gênero e construções sociais
·          Orientação sexual no contexto escolar e preparação docente
·          A importância da coleta seletiva para o meio ambiente
·          Aquecimento global e efeito estufa
·          Efeitos da poluição dos rios e do ar
·          Impactos ambientais do desmatamento
·          Consequências do uso da maconha na adolescência
·          Os desafios da adolescência no mercado de trabalho

O projeto, idealizado pela Presidente Vânia de Fátima Flores Paiva e Coordenadora geral do CDCA Maria Alice de Barros Bemfica, é de grande importância para a formação dos jovens no que tange o preparo para a vida acadêmica e desenvolvimento do pensamento crítico. “Viabilizar o trabalho com a iniciação científica no curso de Assistente Administrativo do PROPAC, é a realização de sonho em comum, onde podemos através do incentivo a pesquisa, alcançar mudanças significativas na formação acadêmica, pessoal e social dos nossos jovens com impacto em toda a sociedade.”, ressalta a Coordenadora Geral Maria Alice de Barros Bemfica.

A presidente do CDCA Vânia Flores Paiva fala sobre a importância do trabalho com a iniciação científica para o desenvolvimento dos pilares da educação - Aprender a ser, aprender a fazer, aprender conhecer e aprender a conviver. “Essas são habilidades necessárias para o ser em formação. Nossos jovens estão prestes a entrar no mercado de trabalho e tais habilidades os ajudarão nos desafios encontrados no dia-a-dia.”.

Espera-se com esse projeto que os estudantes possam exercer os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita acadêmica e a apresentação de resultados para uma banca de avaliação. Um aspecto muito importante da iniciação científica é a formação no campo ético e esse treinamento ético/responsável, consistente durante a iniciação científica é uma das maiores contribuições para a formação dos futuros formadores e cidadãos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CDCA ABRE PROCESSO SELETIVO PARA INSTRUTOR

O CDCA - Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente abre processo seletivo para o cargo de Instrutor. Todas as informações para este processo seletivo estão disponíveis no edital abaixo e na sede do CDCA Unidade I, que fica na rua da Maçonaria, nº 75 – Vila Bueno, na cidade de Varginha/MG

Edital Santinha Salles by Cdca Varginha on Scribd

CDCA abre Processo Seletivo para Auxiliar de Serviços Gerais

O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente torna público o edital para o processo seletivo Auxiliar de Serviços Gerais. O processo de seleção dos candidatos envolve analise de currículos e entrevista. Os interessados devem preencher o Anexo III - Formulário de Currículo Padrão que está disponível no edital e entrega-lo na sede do CDCA à Rua da Maçonaria , 75, Vila Bueno, Varginha - MG. Segue abaixo cronograma do edital.

Para maiores informações leia o edital  abaixo.

CDCA ABRE PROCESSO SELETIVO PARA ORIENTADOR DE TRÁFEGO E ESTACIONAMENTO

O CDCA - Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente abre processo seletivo para o cargo de Orientador de Tráfego e Estacionamento. Todas as informações para este processo seletivo estão disponíveis no edital abaixo e na sede do CDCA Unidade I, que fica na rua da Maçonaria, nº 75 – Vila Bueno, na cidade de Varginha/MG.