Pular para o conteúdo principal

Projeto “CDCA Itinerante” inicia atividade nas Escolas Estaduais de Varginha

No decorrer desta semana, entre os dias 26 e 27, o Projeto “CDCA Itinerante” iniciou suas apresentações em escolas estaduais de Varginha, como uma atividade de extensão desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA) em parceria com as escolas da rede municipal e estadual do município que objetiva a discussão e a sensibilização dos alunos.

Os alunos participaram de palestras ministradas pelos instrutores do CDCA, sendo estas dirigidas aos alunos dos anos finais do ensino médio, “Por entendermos que seria este um público mais próximo a dinâmica e aos conteúdos a serem trabalhados, foram preparadas temáticas escolhidas pelas próprias escolas, considerando estas a importância de se levar aos alunos conhecimentos além do desenvolvimento cognitivo, que não se encontram nos parâmetros escolares ou nas grades curriculares.”, informa a Assistente do CDCA, Loyana de Brito Bessa.

O CDCA Itinerante leva para o âmbito escolar a oportunidade de os jovens participarem de palestras com temas do interesse deles e integrações como essas podem alcançar objetivos satisfatórios, além de desenvolver a sociabilidade. De acordo com a Coordenadora Geral Maria Alice de Barros Bemfica, “É importante destacar a importância e relevância desta iniciativa em parceria com as escolas de nosso município, principalmente pelo caráter socializador e inclusivo com temas tão próximos da necessidade que se faz no desenvolvimento de nossos jovens.”.

Os  temas com as palestras apresentadas foram: “Dinâmica para Curriculum – Oportunidades Desiguais”, na E.E. Afonso Pena pelo Instrutor Matheus; “Preparação para o primeiro emprego: Procurando Ouro no Lixo”, na E.E. Brasil pela Coordenadora de Projetos Camila Moreira; e “Saúde e Prevenção nas escolas”, na E.E. Deputado Domingos de Figueiredo pela Instrutora Roberta Coutinho, palestra essa que contou com a parceria da ONG Casa Amor e Vida onde eles doaram panfletos explicativos sobre aids, camisinha masculina e feminina e também gravaram um vídeo explicativo sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Para a aluna da Escola Estadual Brasil Cristiele Silveira, eles puderam reconhecer a necessidade do envolvimento pessoal de cada um para seu processo de crescimento. “Com a palestra ministrada pela Instrutora Camila em nossa escola ela deixou bem claro sobre a importância da conduta profissional, trazendo para nós exemplos das inteligências múltiplas nos motivando a buscar o caminho de exploração individual.”, afirma.

Ao longo do ano, as demais escolas parceiras receberão a palestras e mais ações poderão ser realizadas em conjunto.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CDCA abre Processo Seletivo para Orientador de Tráfego e Estacionamento

O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente torna público o edital para o processo seletivo de Orientador de Tráfego e Estacionamento. O processo de seleção dos candidatos envolve prova escrita, analise de currículos e entrevista. Os interessados devem preencher o Anexo III - Formulário de Currículo Padrão que está disponível no edital e entrega-lo na sede do CDCA Unidade II à Rua Londres, 401, Vila Barcelona, Varginha - MG. Segue abaixo cronograma do edital. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO EVENTO DATA HORÁRIO LOCAL Publicação do Edital 09/07/2018 17h - Sede do CDCA – Unidade II Rua Londres, n°401, Vila Barcelona, Varginha/MG. - Endereços Eletrônicos: www.varginha.mg.gov.brcdcaoficial.blogspot.com.br Inscrição 16/07/2018 17/07/2018 8h às 11h / 13h às 16h30

CDCA abre Processo Seletivo para Auxiliar de Serviços Gerais

O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente torna público o edital para o processo seletivo Auxiliar de Serviços Gerais. O processo de seleção dos candidatos envolve analise de currículos e entrevista. Os interessados devem preencher o Anexo III - Formulário de Currículo Padrão que está disponível no edital e entrega-lo na sede do CDCA à Rua da Maçonaria , 75, Vila Bueno, Varginha - MG. Segue abaixo cronograma do edital.

Para maiores informações leia o edital  abaixo.

CDCA ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

A Diretoria do CDCA - Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, informa que a entidade estará realizando as inscrições para o curso de Assistente Administrativo do PROPAC – Programa de Profissionalização Adolescente Consciente, para o 2º Semestre, onde serão ofertadas 25 vagas para o turno matutino. As inscrições acontecerão entre os dias 10 e 14 de Julho de 2018 no período de 8h às 16h, sendo que no sábado, dia 14 de Julho, o horário para inscrições será de 8h às 12h, na Rua da Maçonaria, nº75, Vila Bueno. Para participar das inscrições os jovens deverão ter 16 anos completos até 30 de agosto de 2018 e portar os seguintes documentos: - Foto 3x4; - Xerox - Comprovante de renda dos responsáveis; - Xerox - Comprovante de residência; - Xerox - CPF e RG, - Comprovante de escolaridade. (A partir do 9º ano do Ensino Fundamental) Para maiores esclarecimentos os interessados poderão entrar em contato através do telefone 3690-2085 ou no endereço da entidade.