Pular para o conteúdo principal

CDCA recebe alunos do curso de Fisioterapia em palestra sobre ergonomia

Na tarde do dia 14 de setembro, o CDCA recebeu na Unidade I o Coordenador do Centro Municipal de Fisioterapia, professor e supervisor de estágios Ricardo José Paiva Reis do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS, juntamente com seis alunos do 10° período do curso de Fisioterapia para uma palestra sobre ergonomia.

Os alunos pontuaram questões principalmente em relação aos celulares e os problemas que podem ocorrer de seu mal uso como a tensão no pescoço e coluna cervical. “Ao inclinar a cabeça, você pode até não perceber, mas ela pesa. Em posição normal, a cabeça de um adulto pesa cerca de 5 quilos. Com a inclinação para observar o smartphone, a sobrecarga passa a ser maior, e dependendo da inclinação, pode atingir cerca de 27 quilos.”, informou um dos alunos.

Hoje, estima-se que uma pessoa passe em média de duas a quatro horas por dia na frente de um smartphone com a postura inadequada e atitudes simples, como trazer o aparelho celular até a altura dos olhos, são fundamentais para prevenir lesões associadas à má postura. Em relação a isso, os alunos deram algumas dicas:
• Deixe o aparelho na altura dos seus olhos;
• Tente apoiar o braço em uma superfície estável;
• Faça exercícios de alongamento para aliviar a tensão no pescoço, como o movimento de “sim” e “não” com a cabeça.

Foi falado também sobre posturas adequadas em relação a realização dos serviços domésticos que podem causar dores e comprometer a postura do corpo, podendo gerar lesões na coluna vertebral, quadril, joelhos e ombros. Por isso, uma postura correta deve ser funcional e equilibrar os músculos e ossos durante a movimentação a fim de proteger essas estruturas.

Ao final da palestra fizeram um alongamento explicando a importância de serem realizados toda vez que sentir vontade. “Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.”, ressaltou o professor.



  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CDCA abre Processo Seletivo para Orientador de Tráfego e Estacionamento

O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente torna público o edital para o processo seletivo de Orientador de Tráfego e Estacionamento. O processo de seleção dos candidatos envolve prova escrita, analise de currículos e entrevista. Os interessados devem preencher o Anexo III - Formulário de Currículo Padrão que está disponível no edital e entrega-lo na sede do CDCA Unidade II à Rua Londres, 401, Vila Barcelona, Varginha - MG. Segue abaixo cronograma do edital. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO EVENTO DATA HORÁRIO LOCAL Publicação do Edital 09/07/2018 17h - Sede do CDCA – Unidade II Rua Londres, n°401, Vila Barcelona, Varginha/MG. - Endereços Eletrônicos: www.varginha.mg.gov.brcdcaoficial.blogspot.com.br Inscrição 16/07/2018 17/07/2018 8h às 11h / 13h às 16h30

CDCA abre Processo Seletivo para Auxiliar de Serviços Gerais

O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente torna público o edital para o processo seletivo Auxiliar de Serviços Gerais. O processo de seleção dos candidatos envolve analise de currículos e entrevista. Os interessados devem preencher o Anexo III - Formulário de Currículo Padrão que está disponível no edital e entrega-lo na sede do CDCA à Rua da Maçonaria , 75, Vila Bueno, Varginha - MG. Segue abaixo cronograma do edital.

Para maiores informações leia o edital  abaixo.

CDCA ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

A Diretoria do CDCA - Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, informa que a entidade estará realizando as inscrições para o curso de Assistente Administrativo do PROPAC – Programa de Profissionalização Adolescente Consciente, para o 2º Semestre, onde serão ofertadas 25 vagas para o turno matutino. As inscrições acontecerão entre os dias 10 e 14 de Julho de 2018 no período de 8h às 16h, sendo que no sábado, dia 14 de Julho, o horário para inscrições será de 8h às 12h, na Rua da Maçonaria, nº75, Vila Bueno. Para participar das inscrições os jovens deverão ter 16 anos completos até 30 de agosto de 2018 e portar os seguintes documentos: - Foto 3x4; - Xerox - Comprovante de renda dos responsáveis; - Xerox - Comprovante de residência; - Xerox - CPF e RG, - Comprovante de escolaridade. (A partir do 9º ano do Ensino Fundamental) Para maiores esclarecimentos os interessados poderão entrar em contato através do telefone 3690-2085 ou no endereço da entidade.