Pular para o conteúdo principal

CDCA recebe alunos do curso de Fisioterapia em palestra sobre ergonomia

Na tarde do dia 14 de setembro, o CDCA recebeu na Unidade I o Coordenador do Centro Municipal de Fisioterapia, professor e supervisor de estágios Ricardo José Paiva Reis do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS, juntamente com seis alunos do 10° período do curso de Fisioterapia para uma palestra sobre ergonomia.

Os alunos pontuaram questões principalmente em relação aos celulares e os problemas que podem ocorrer de seu mal uso como a tensão no pescoço e coluna cervical. “Ao inclinar a cabeça, você pode até não perceber, mas ela pesa. Em posição normal, a cabeça de um adulto pesa cerca de 5 quilos. Com a inclinação para observar o smartphone, a sobrecarga passa a ser maior, e dependendo da inclinação, pode atingir cerca de 27 quilos.”, informou um dos alunos.

Hoje, estima-se que uma pessoa passe em média de duas a quatro horas por dia na frente de um smartphone com a postura inadequada e atitudes simples, como trazer o aparelho celular até a altura dos olhos, são fundamentais para prevenir lesões associadas à má postura. Em relação a isso, os alunos deram algumas dicas:
• Deixe o aparelho na altura dos seus olhos;
• Tente apoiar o braço em uma superfície estável;
• Faça exercícios de alongamento para aliviar a tensão no pescoço, como o movimento de “sim” e “não” com a cabeça.

Foi falado também sobre posturas adequadas em relação a realização dos serviços domésticos que podem causar dores e comprometer a postura do corpo, podendo gerar lesões na coluna vertebral, quadril, joelhos e ombros. Por isso, uma postura correta deve ser funcional e equilibrar os músculos e ossos durante a movimentação a fim de proteger essas estruturas.

Ao final da palestra fizeram um alongamento explicando a importância de serem realizados toda vez que sentir vontade. “Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.”, ressaltou o professor.



  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CDCA ABRE PROCESSO SELETIVO PARA INSTRUTOR

O CDCA - Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente abre processo seletivo para o cargo de Instrutor. Todas as informações para este processo seletivo estão disponíveis no edital abaixo e na sede do CDCA Unidade I, que fica na rua da Maçonaria, nº 75 – Vila Bueno, na cidade de Varginha/MG

Edital Santinha Salles by Cdca Varginha on Scribd

CDCA abre Processo Seletivo para Orientador de Tráfego e Estacionamento

O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente torna público o edital para o processo seletivo de Orientador de Tráfego e Estacionamento. O processo de seleção dos candidatos envolve prova escrita, analise de currículos e entrevista. Os interessados devem preencher o Anexo III - Formulário de Currículo Padrão que está disponível no edital e entrega-lo na sede do CDCA Unidade II à Rua Londres, 401, Vila Barcelona, Varginha - MG. Segue abaixo cronograma do edital. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO EVENTO DATA HORÁRIO LOCAL Publicação do Edital 09/07/2018 17h - Sede do CDCA – Unidade II Rua Londres, n°401, Vila Barcelona, Varginha/MG. - Endereços Eletrônicos: www.varginha.mg.gov.brcdcaoficial.blogspot.com.br Inscrição 16/07/2018 17/07/2018 8h às 11h / 13h às 16h30

CDCA abre Processo Seletivo para Auxiliar de Serviços Gerais

O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente torna público o edital para o processo seletivo Auxiliar de Serviços Gerais. O processo de seleção dos candidatos envolve analise de currículos e entrevista. Os interessados devem preencher o Anexo III - Formulário de Currículo Padrão que está disponível no edital e entrega-lo na sede do CDCA à Rua da Maçonaria , 75, Vila Bueno, Varginha - MG. Segue abaixo cronograma do edital.

Para maiores informações leia o edital  abaixo.